Embora os termos sejam usados como sinônimos no dia a dia, eles cumprem papéis distintos no desenvolvimento de um empreendimento.
Coordenação de Projetos
A Coordenação de Projetos garante que as disciplinas (ARQ, EST, INS, etc.) conversem entre si e que o projeto faça sentido do ponto de vista construtivo.
Ela responde à pergunta: “os projetos funcionam tecnicamente juntos?”
Gerenciamento de Projetos
O Gerenciamento de Projetos atua em uma camada complementar. Ela dá respaldo ao incorporador, apoia o trabalho da coordenação técnica e atua como interlocutor e mediador, para que os projetistas consigam colaborar de forma segura, com organização, ritmo e planejamento.
Ele responde à pergunta: “o projeto está avançando da melhor forma para o incorporador?”
Atuação conjunta
É a atuação conjunta entre Gerenciamento e Coordenação que evita que problemas fiquem ocultos e só apareçam mais à frente, quando já são caros de corrigir, principalmente em obra. Sem essa camada de gerenciamento, a equipe interna tende a acumular responsabilidades e estar constantemente sob pressão e pressionando projetistas, apagando incêndios e resolvendo urgências.
O cenário "normal", mas péssimo
Alguns incorporadores acabam encarando esse cenário como “normal”. Mas o impacto desse “normal” no desgaste das equipes, nas relações com clientes e investidores e na imagem da empresa no mercado não é calculado.
É a combinação entre Coordenação e Gerenciamento que trazer controle, clareza, segurança e previsibilidade ao desenvolvimento dos projetos.
